Etiqueta para casamento: Casou? Não deixe por isso de preservar as amizades!

8 jun

Oi, galera!!!

Ia até postar mais vestidos cafonas coloridos… (Juro! Os que eu ia postar hoje eram ALTAMENTE cafonas!!!).

Mas resolvi desabafar…

Isso mesmo, reportando ao D2 que reporta à Cláudia, “Deixa, deixa, deixa eu dizer o que penso dessa vida, preciso demais desabafar…”

Não acho ético dar nomes (a não ser o da Tia Cleide!), nem é minha intenção aqui…

Só quero mesmo desabafar com vocês coisas que estou sentindo acerca de relações que tenho com pessoas que se diziam “amigas”. Uma pessoa em especial.

E como tenho tantas pessoas que me apoiam e dão bons conselhos (sim, vocês, leitores),  e creio que a situação que vou relatar deve ser comum a outras pessoas, acho que aqui é um bom lugar para discutirmos a seguinte questão: Afinal, casamento significa “ignorar os antigos amigos”?

Ando me sentindo ignorada…

Ok, quando a gente fica com um compromisso mais sério, gente demais atrapalha mesmo… Afinal, muitos dos “amigos” (e “amigas”) nossos querem apenas ver (e torcer) pro fim do relacionamento… Rola, muitas das vezes, aquela sensação de posse, de pertencimento… E não aceitam mesmo, de maneira alguma, que aquela pessoa namore. Quem sofre é o namorado/namorada que fica no papel de “usurpador(a)” daquela(e) amiga(o).

Mas a questão que quero me focar nem é essa. Não estamos cercados apenas de pessoas egoístas, que querem nosso mal ou que nos invejam… E eu faço parte desse grupo! Sempre torci pela felicidade de quem amo! E eu amo cada um dos meus amigos!

O que ocorre é que às vezes somos simplesmente excluídos da vida daqueles que se diziam nossos amigos quando eram solteiros, por estes alegarem agora  falta de tempo e excssso de ocupação…

Será?

Será que a pessoa que antes passava 2 horas no telefone com você, agora não tem 5 minutos pra deixar um scrap no Orkut perguntando como você está, só porque está atarefada demais com os preparativos do casamento?

Será que a pessoa que antes saía com você, hoje não tem realmente tempo, porque tá trabalhando demais?! Ou será que ela tá te evitando, porque hoje o futuro cônjuge é mais interessante?!

Não tenho nada contra quem se esquece definitivamente dos verdadeiros amigos e tem olhos apenas para o futuro marido/esposa… Gosto não se discute!

Eu, depois que voltei com o Dudu, comecei a perceber quem era de fato amigo e quem não era, pois muitos não nos apoiaram e esses nós percebemos que não eram nossos amigos de verdade… É natural o afastamento!

Mas meus amigos (os poucos) que ficaram, faço questão de, mesmo se não estiver tão próxima como deveria, de manter contato, de saber  notícias, de sair de vez em quando, ou mesmo de mandar um scrap no Orkut ou uma mensagem no celular dizendo o quanto tenho saudades e como são importantes pra mim…

Porém, acho que quem opta por abandonar sumariamente os amigos de verdade, deveria fazer isso com honestidade…

Vocês sabem bem que sempre fui adepta da honestidade e verdade acima de tudo, e acho que se você não quer mais uma verdadeira amizade, deve conversar abertamente que não se sente mais à vontade com aquela pessoa, ou que sua vida não cabe mais os amigos de antes… (O que eu acho uma pena, pois amigos verdadeiros são cada vez mais raros. Mas é melhor que “enrolar” os outros!)

Forte demais pra ser dito?! Sinceramente eu não acho! Acredito que as velhas desculpas doem mais…

Sabe por quê?

Em um universo de 168 horas na semana (minha conta está certa?!) não é possível que a pessoa não tenha 5 minutos pra se lembrar de um grande amigo e dizer um “oi” por telefone… Não é possível…

E outra: Como que aquela pessoa que, em um passe de mágica, se tornou ocupadíssima, teve tempo pra te mandar o convite de casamento por terceiros, ou mesmo pelo correio, e agora “desocupou” e quer sair com você pra te entregar o convite do chá de panela dela?!

Como?

Por quê?

Por que uma amizade que estava “em coma”, esquecida em um passado não tão distante assim, na hora da entrega de um convite é tão considerada, tão lembrada?

Por que optar por mandar o convite de casamento por terceiros ou pelo correio? No universo das 168 horas da semana, não havia 2 horinhas pra ir à casa deste amigo entregar pessoalmente o convite?! Então, pra quê convidar?!

Pra quê brincar com sentimentos de pessoas amigas que sempre torceram e acreditaram na felicidade deste “amigo”? Por que simplesmente não ignorou ou deixou as coisas como estavam?

Por que a repentina saudade na hora da entrega do convite, se antes não tinha nem tempo pra um “Oi”?

Por quê?

Fico me perguntando…

Não vou hoje aconselhar, nem nada disso…  Quero ouvir (ou melhor, ler) o que vocês acham disso.

Quero saber de vocês o que fariam no meu lugar?!

Iriam ao casamento, fingindo que nada aconteceu e correndo o risco de ser ignorada mais uma vez ou simplesmente ignorariam, retribuindo o tratamento recebido durante todos esses meses?

A única coisa que vou dizer é: se você tem alguma chance de se enquadrar nesse caso que contei, fazendo o papel da amiga ocupada, repense suas atitudes…

Não é porque você vai casar, que todo o seu passado deve ser jogado em uma gaveta ou mesmo no lixo, juntamente com aquelas amizades… Aquelas que sempre torceram por você… E até mesmo torceram pra você ser feliz como você hoje está.

Vai vcasar? Agregue… Casamento é pra agregar amigos, famílias… E não pra ir apagando sumariamente suas relações, como quem arranca as páginas de um diário velho…

Não se esqueça dos amigos que sempre te deram a mão e te quiseram bem… Amigos são preciosidades que não devem ser desperdiçadas… E lembre-se o que você está fazendo com um amigo seu hoje, você pode sofrer em uma outra ocasião…

Não lembre dos seus amigos só na hora de fazer volume na igreja ou na mega recepção que você tá preparando às duras penas e em suaves prestações, pra Tia Cleide não comentar: “Nossa, que festa vazia, veio ninguém no casamento dela!”.

Amigos não são figurantes… Ou alguém que você recorre por algum interesse. Amizade necessita de presença, carinho, abraço e reconhecimento…

Não seja egoísta de pensar que as pessoas estarão ao seu dispor quando você bem entender, sem que você ao menos dê a elas um pouquinho de atenção que seja…

Pensem nisso!

Relembrando Mário Quintana, frase essa que sempre está na minha mente, eu termino esse post:  A amizade é um amor que nunca morre.”

E, procurando no Google, encontrei mais umas boas:

“Em vez de amar teus inimigos, trata teus amigos um pouco melhor.” – Ed Howe

“O amigo tem que ser como o dinheiro, que antes de necessitá-lo, sabe-se o valor que têm.” – Sócrates

“A amizade sempre é proveitosa, o amor às vezes é.” – Sêneca

“Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos.” – Elmer G. Letterman

“Nunca é largo o caminho que conduz à casa de um amigo.” – Juvenal

e

“Não tenhas pressa de fazer novos amigos nem em abandonar aqueles que tens.” – Sólon

Bom é isso!

Espero os comentários.

Beijos a todos.

Com carinho,

Naná.

5 Respostas to “Etiqueta para casamento: Casou? Não deixe por isso de preservar as amizades!”

  1. Lalah Lee 15/06/2009 às 5:51 PM #

    Ahhhhhhhhhhh finalmente achei seu site!!!!
    Tá td mto lindo, mana!!! Amei! Parabéns pelo sucesso!!!

    Qdo precisar de dicas para assuntos relativos a lua-de-mel, despedidas de solteira (hohoho) é só me falar! Kkkkkkkk

    Então, tô aki e daí me deparo com este post que putz, tb tem exclusivamente tudo a ver comigo… afinal, né…
    Enfim, nós já falamos mto sobre isso e tb não vou te aconselhar, dizendo para vc ir ou não… porém, eu pensei muito bem, bem mais do que deveria e decidi que não vou.
    Não é nenhum tipo de vingança ou pirraça por tb ter sido ignorada td esse tempo (e só relembrada vésperas do casamento ¬¬) mas simplesmente pq já fui descartada da vida dela, para mim isto está bem claro.
    Em td esse tempo após a faculdade que ela nunca se manifestou para mim, acha que ela vai se pronunciar depois que casar e for embora da cidade? Oh, perigo, hein?
    Tb estou mto magoada com ela, mas acredito que não tanto qto vc, afinal vcs eram mais amigas do que eu ela. Mas achei a atitude dela (e principalmente aquele último scrap enviado) muito infeliz. Tipo de coisa que não se faz nem com colegas, imagina com AMIGAS.
    A vida é assim mesmo, né?
    Eu tomei a minha decisão, toma a sua com bastante serenidade e consciência (que eu sei que vc tem de sobra).

    Amo vc, sempre!

    P.S.- Acabou de ganhar mais uma visitante permanente!rs

  2. duduenana 09/06/2009 às 8:22 PM #

    Ah, que lindo td que vc disse…

    Sei lá… Tô eu aki com minhas finanças pensando… A questão é agora econômica… Tô sem nenhum e só recebo mês que vem!

    Além disso, tô trabalhando até as 6:30 e o casamento é as 7. Entrei lá essa semana, não fica bem já pedir favor à patroa. Ainda mais por causa de casamento que nem é de parente meu!

    Não sei… O que vc me disse me tocou muito… Ainda estou pensando… Você me fomentou novas reflexões…

    Vou pensar mais um pouco e digo aqui!
    Enquanto isso, continuem opinando!

    Beijos, Carmem!

    Obrigada pelo apoio!

  3. duduenana 09/06/2009 às 8:15 PM #

    Maaaaaaaaaaana!

    Sumi não!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Eu tô sem internet, te contei não?!

    Tô com uma porcaria de notebook aki, porque o Howard tá com a placa de rede queimada…

    EU AMO VOCÊ!

    NUNCA TE ESQUECEREI, ok?!

    Beijos!!!!!!!

  4. Carmen 09/06/2009 às 12:17 PM #

    Oi Naná!
    Senti vc muito magoda neste post; Fica não, pois a magoa só faz mal para quem sente isso, porque na maioria das vezes quem mogoou a gente nem percebe.
    Quanto a sua 1ª pergunta, se devemos ignorar as amizades quando casamos? É claro que não, eu cultivo minhas amizades desde criança (e isso tem tempo, rsrsr) mas diferente do que era, a nossa vida muda principalmente quando temos filhos.
    Vou te dar dois exemplos de amizades antes e depois de relacionamentos: Tive uma amiga que comessou a namorar um rapaz e passou a não falar comigo quando estava com ele, quando ela falava sem ele eu que não respondia mais. Hoje nem sei se agiria assim, mas na epoca com 15 anos achei que era o melhor a fazer e nossa amizade acabou ali. Já pelo outro lado eu fui a primeira a casar entre as amigas, com 21 anos já tinha meus filhos e elas saiam para as baladas, eu e meu marido tinhamos outros tipos de programas (festinhas de crianças, parquinhos, festas de colégio)alguns amigos dele não entederam e a amizade ficou bem enfrquecida. Eu costumo dizer aos nossos amigos que a amizade é como um cristal, quando quebra fica muito dificil de colar.
    Quanto a 2ª pergunta, só seu coração pode responder, pois deixar de ir ao casamento de uma amiga sem um motivo forte, na minha opinião é descartar essa amizade. O meu conselho é que vc pense bem, coloque os prós e os contras antes de dar um ponto final em uma amizade.
    Decepção vamos ter sempre, e as vezes decepcionar tambem, mas uma grande amizade resiste a quase tudo.
    Fica triste não minha florzinha, pois a vida é muita linda e muito curta para ficarmos tristes por pouca m… Não estou querendo dizer que sua amiga é uma m.. não. kakakaka
    Beijinho!!!!
    Ah! minha bodas de prata tá chegando, adorei os vestidos que indicou para bodas, mas não vai dar por varios motivos: corpo em dia, tipo de festa (boteco), tempo frio (agosto). Isso mesmo, só eu e meu marido para casar em agosto!
    Beijos querida!!!!!!!

  5. Juhjuh 09/06/2009 às 9:16 AM #

    é verdade
    não me ignore dps de casar =(
    vc ja ta mt sumida!

Comentários encerrados.