Da série: “Pérolas do noivado”: Os maiores absurdos ditos a nós na procura por uma casa!

24 jul

(Post revisado – Lá onde eu estava o teclado estava ruim demais!)

Oi, gente!!!!!!

Como vão?!

Eu vou muito bem… Tenho novidades boas minhas segunda-feira!

Eu não deveria estar aqui onde estou, mas enfim!

Não vou revelar onde estou, senão levo bronca!

Já podem imaginar, né?!

Well… Contei pra vocês que conseguimos nossa carta de crédito?!

Sim, pelo programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal.

Quem quiser se informar sobre, um bom site é esse aqui: http://www.caixa.gov.br/ clique em: “minha casa, minha vida”.

Ou então, você pode procurar diretamente uma agência da Caixa Econômica Federal e se informar melhor.

Bom, temos carta de crédito, mas não podemos morar embaixo de uma carta de crédito, logo… Temos que arrumar um lugar para morar.

Desafio: encontar uma casa ou apartamento de até R$ 72.000,00 e que não seja no “NEM” (que pra quem não sabe, aqui em Uberlândia, significa: “Nem em Uberlândia, nem em Araguari”, ou “Nem em Uberlândia, nem em Uberaba”, etc.. Serve pra demonstrar com um certo exagero o quão é longínqua uma determinada localidade). 

Como num passe de mágica (que nem é tão mágica assim, afinal isso se chama “especulação imobiliária”) tudo quanto é imóvel subiu vertiginosamente o preço e casinhas minúsculas com forro caindo aos pedaços (nem laje é) e circundadas com muro de placa, localizadas no meio do nada tão por R$60000,00.

Mas como somos brasileiros e  não desistimos nunca, lá fomos nós na nossa jornada, caçada, ou seja lá o que for, em busca de um lar.

Procuramos exaustivamente e nessas nossas andanças encontramos algumas figuras que soltaram pérolas memoráveis para a nossa galeria.

Uma delas (que não foi a primeira, mas que vira e mexe rimos muito com ela)  foi em uma construtora. Me digam: pra que servem as páginas amarelas de uma lista telefônica?

Até onde eu sei (dentre as inúmeras funções) é pra achar o telefone e o endereço de algo que você procura.

Foi o que eu fiz.

Fui lá em “construtoras” e anotei todos os telefones e endereços delas, para que eu e Dudu fôssemos ver se encontrávamos algo.

Chegamos à primeira.

Boa aparência externa, bem cara de construtora. Entramos. (Tá parecendo narração de filme de terror isso, né?! Vai vendo…) Aqueles alarmes de botique de bairro pra avisar quando alguém entra tocou. Eis que chega um senhor bem velhinho com uma cara meio assustada e, mantendo distância da gente perguntou o que queríamos. Dissemos que queríamos saber sobre construção de casa e eis que surge a pérola que merece dois pontos e aspas. Então vamos a ela:

“Não, aqui não é construtora mais não. Faliu.”

Daí, o Dudu perguntou:

“Mas ali tá escrito ‘construtora’… Tá na lista telefônica”…

E o velhinho medroso:

“Não, não… Nós não construímos já há 12 anos…”

Saímos de lá, segurando pra não rir… Poha, como assim?! Não constroem há 12 anos e têm anúncio na lista telefônica?! Engraçado, né?!

Também acho!

Outra nesse nível foi uma imobiliária que visitamos… E que… Não trabalha com venda nem aluguel de imóveis mais! E tava também na lista telefônica! Agora, me explica: O que faz uma imobiliária que não vende, nem compra, nem aluga?!

Eu não sei… Mas pelo menos o senhor de lá foi simpático com a gente…

Outra ótima foi também numa imobiliária. A mulher que nos atendeu era um protótipo mal feito de Kelly Key mascando chiclete constantemente, parecendo uma vaca ruminando.

Ela vendeu um condomínio que não estava pronto (a única coisa que se anda achando ultimamente nesse preço) em um dos “nens” da cidade.

As casas dele são coladas, ou seja, a sua parede é a parede do vizinho… E como eu sei que isso é um inferno, por experiência pessoal, eu disse:

“Mas isso é horrível, pois ninguém respeita, faz barulho e te incomoda!”

E ela *mascando chiclete com a boca aberta*:

“Não, mas lá o revestimento das paredes é importado… Fora que *ainda mascando* esse conceito de condomínio é usado na europa…”

E eu:

“É. Ele pode até ser usado na europa e funcionar lá, mas não funciona aqui, pois o que vemos é muita falta de educação e respeito ao direito do outro…”

E ela calou-se.

Agora me digam: por que corretor adora usar a palavra “conceito”? Pra tudo, mesmo pro que não se encaixa no que vem a ser “conceito”?!

E por que sempre se acredita que o que é bom na europa será bom aqui?! Hello… Conhece um negocinho chamado “diferença”?! E, outra: se tá usando os termos “importado” e “europeu” pra me impressionar… Me deu asco! Se algo não é bom à primeira vista, não vai ser uma ligação com algo europeu que vai melhorar as coisas.

Outra pérola é a forma como nos tratam por dois fatores: o valor da carta de crédito e a nossa aparência de “novinhos”… Não nos dão atenção e subestimam nossa capacidade de entendimento e discernimento. Uns nos tratam extremanente mal, outros querem vender aquilo que ninguém quer, e outros tantos nem nos dão atenção ou pedem preços exorbitantes em algo que não vale nem a metade do que é pedido.

Um conselho aos corretores que ainda não aprenderam a lidar com pessoas (Aos que nos trataram bem, agradeço):

Tratem indiscriminadamente TODOS os clientes BEM. Quem vê cara, não vê bolso…

Nunca subestime a capacidade de entendimento de ninguém.

Não julgue pela aparência, nem pela condição financeira. Mesmo que você adore vender pra rico, lembre-se: você provavelmente não é um deles…

Lembre-se: Não é porque uma pessoa tá com uma carta de crédito, que ela vai sair comprando qualquer coisa. São 20, 30 anos pra pagar…

E outra: NUNCA venda pros outros aquilo que você não venderia pra um filho seu. Estou falando sério… Não venda condomínios “furada”! Casas que não valem o que tão pedindo, imóveis velhos e condenados… Não façam isso…

Porque, assim como você precisa trabalhar, o trabalhador que vai lá na imobiliária te procurar pra comprar um imóvel certamente demorou a vida toda pra juntar aquele dinheiro e vai depositar toda a confiança que tem em você. Não desperdiçe algo tão valioso como a confiança… Seu nome pode ir pra lama em virtude disso.

Ainda estou em busca de nosso “lar, doce lar” e tenho fé que acharemos!

 Contamos com a torcida de voces!

Bom, galera, é isso!

Acho que não aparecerei no fim de semana, pois to precisando ler e dormir (não necessariamente nessa ordem!)

Agradeço desde já o carinho de todos conosco e assim que puder, respoderei os comentários.

Beijos,

com carinho,

Naná.

Anúncios

12 Respostas to “Da série: “Pérolas do noivado”: Os maiores absurdos ditos a nós na procura por uma casa!”

  1. duduenana 14/08/2009 às 8:42 PM #

    Pelo amor de Deus, não desista!

    Por nós aqui do blog!

    É sério… Não consigo mais ver o quanto há pessoas que desistiram de procurar casas…

    Não faça isso! Respira um pouco e pense: em uma cidade tão grande (por mais que a sua seja pequena) não é possível que não haja um cantinho pra gente viver!

    Isso dá mais ânimo pra buscarmos!

    Quando bater aquele desespero, lembre-se da gente aqui do blog que tá na busca também, e não vai desistir nunca!

    Fica com Deus e vai dando notícias!

    Beijos!

    Fica com Deus!

  2. Andreia 12/08/2009 às 11:59 PM #

    Oi Naná!! Encontrei seu blog nas minhas andanças a respeito de casamento e vc naum sabe o qto me identifiquei com vc nessa postagem.
    Eu e meu noivo tb estamos na mesma situação,correndo atrás de apartamento para morar, mas muito decepcionados com td q estamos vendo. Apartamentos minúsculos valendo o “olho da cara”, é absurdo total!!
    Já cheguei a chorar por toda essa situação… deixei de almoçar para poder ir com os corretores ver os tais apartamentos excelentes q eles tanto fazem propaganda. Pior foi um corretor q nos levou semana passada num apartamento, mas antes fez uma propaganda daquelas. Enqto estava subindo as escadas comecei a espirrar q nem louca, só entendi o pq qdo entrei no apartamento “maravilhoso”: TODAS as paredes estavam mofadas!!! Para piorar a situação, o corretor disse q aquilo naum era nada demais e q bastava uma pintura. Ainda quis me dar aula de decoração, falando sobre tintas, texturas e disposição dos móveis. Saí de lá P da vida!!
    Agora dei um tempinho nas buscas pelo apartamento, meu noivo se estressou, mas espero q tenhamos sorte nas nossas buscas :D

  3. Cid 02/08/2009 às 12:35 AM #

    Errata:

    No post anterior, onde se lê: “… como diz a Fabiana, no post abaixo…”, leia-se: “como diz a Fabiana, no post acima…”.

  4. Cid 02/08/2009 às 12:32 AM #

    Naná e Dudu,

    A construtora que vocês procuraram trabalha no ramo de construir fachadas. Trata-se, unicamente, de uma empresa aberta com propósitos espúrios e que, certamente, não iria realizar o sonho de vocês (a não ser que vocês quisessem usar a carta de crédito para comprar um terreno no céu).

    E olhe, como diz a Fabiana, no post abaixo, a procura por um imóvel é algo complicadíssimo. Se vocês estivessem no DF iriam ver… Ufa!

    Boa sorte na literal empreitada…

    Ah! Eu ainda acredito na instituição matrimonial!

    :-)

  5. Fabiana 31/07/2009 às 2:08 PM #

    Naná, leio o blog de vcs faz um tempo mas nunca comentei… Caso no fim do ano mas já estamos morando juntos (fazem uns 3 meses)… A busca por um lugar pra morar é complicada mesmo… E os valores são exorbitantes… Moro no DF e aqui os imóveis tem preços indecentes… Foi um sufoco pra conseguir comprar algo que fosse possível de ser pago… Financiamos pela CEF (com ajuda do FGTS)… O negócio é ir procurando que uma hora vcs vão encontrar algo que caiba no bolso e seja bom! Boa sorte…

    Ah… E parabéns pelo blog…

  6. Ana 29/07/2009 às 8:37 AM #

    Naná, tenho um amigo construtor… tudo bem que a construtora dele tem CONCEITO no nome… kkkkkkkkkkkkkk… mas ele é de confiança…se quiser depois te passo o telefone dele!!! Me manda email, se quiser…. no mais, estava sofrendo com esses aumentos abusivos dos preços de imóveis… não adianta nada o incentivo do governo!!! Raiva!!! hahahah… mas, o importante é que no fim tudo dá certo, né?!
    Bjos, sua sumidaaaaa!!!

  7. duduenana 28/07/2009 às 4:42 PM #

    Sabe que você me lembrou umas boas, querida?!

    Eles são assim, pelo que eu tô vendo no Brasil todo! Sempre pedindo pra olhar no site… A minha dica é: decore o site! Fizemos assim, *inclusive anotando dados importantes e os valores das simulações feitas*. Assim não há como escaparem! hehehehe!

    Mas graças a Deus, qundo fomos definitivamente lá, uma fofa chamada Talita nos deu tooodo o apoio necessário e tenho certeza que quando acharmos continuará sendo muito bacana!

    Quer outra dica: vá a agências menores. São menos procuradas e… o resto você já pode concluir.

    Beijos e continue aqui!

    P.S.: Quando conseguir, conte!

  8. Taisa 28/07/2009 às 11:04 AM #

    eita manaa, ta brabo o negoço heein!
    mas caalma vai dar tudo certo, to torcendo por vcs *.*

  9. Lalah Lee 27/07/2009 às 2:51 PM #

    Ai mana, dá até nervoso pensar que em breve vou passar por td isso ¬¬
    E vc sabe que eu não levo desaforo pra casa rs então, provavelmente sai até morte em uma dessas andanças!
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. Mari 26/07/2009 às 9:41 AM #

    Naná, que feliz!! Vocês conseguiram a carta de crédito?! Deus os abençoe, viu!?! Tô em cólicas só de Raphae, meu noivo) acho que nós vamos morar num apê de um quartinho só, tipo flat ou stúdio por, pelo mô enos, 2 ans pra poder juntar grana para a entrada de um AP melhor. Mas tê feliz e orgulhosa de vcs! Eu, do meu lado, estou aproveitando este momento pra organizar alguns eventos dos casamentos de outras noivas pra pegar experiência e fazer meu portfólio (como jornalista, também organizo eventos e tudo isso ajuda a aumentar experiência e estimular a entrada de uma graninha extra) rsrs Esses dias estou terminando a diagramação de toda a parte gráfica do chá de lingerie de uma delas. Já tem convite, tag, cartaz e utras coisinhas super divertidas) Vai lá no blog, ok?!
    xêro

  11. Angelica 25/07/2009 às 12:20 PM #

    Olha ri muito aki tb com a construtora que não controi!! Mas pior foi comigo, que fui na caixa economica, tb para ver o financiamento pelo plano “minha casa, minha vida” e a senhora supostamente deignada a responder as duvidas dos interessados,não sabia explicar NADA!!! Ela teve o cumulo de pedir que eu tirasse minhas duvidas pelo site!! Toda pergunta que eu fazia ela respondia “tem que ver”…Olha foi sofrivel!!!
    Bjos pros cês..adoro seu blog!

  12. Dudu 25/07/2009 às 12:25 AM #

    Huahuahuahuahua! Peta, lendo nossas aventuras ri ainda mais do que já rimos! A parte da construtora que não constroi há 12 anos é a que mais me faz rir!
    Beijos!
    Te amo para sempre!

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: